domingo, 20 de janeiro de 2008

RIO DA BICA



Hoje divulgo uma das zonas mais bonitas e mais desconhecidas de S Pedro Sintra
O lugar conhecido por Rio da Bica fica na parte norte do Largo da Feira e antes de Santa Eufémia e tem como limites a grande quinta de S. Pedro e a norte a Serra de Sintra com o Castelo que agora é propriedade privada de S. Gregório ou de Monte Santos (reconheço que não me lembro por qual dos nomes é agora conhecido).
Para lá se chegar sobe-se a calçada como quem vai para Santa Eufémia ou então pelo caminho mais bonito subindo a rua Serpa Pinto e antes de Chegar á Calçada da Penalva vira-se á esquerda e subindo por uma calçada estreita ladeada pelas quintas de S Pedro e das Camélias (na Primavera quando as camélias dão flor este caminho fica ainda mais bonito) chega-se então ao Rio da Bica um pequeno lugar muito sossegado com poucas casas mas com uma vista deslumbrante.
O nome penso que deve-o á fonte onde ainda hoje corre uma das melhores aguas de Sintra e aonde as mulheres antigamente iam lavar roupa ao tanque. Antigamente mas não há muitos anos pois nos meus anos de infância recordo-me bem de ver as mulheres com alguidares na cabeça cheios de roupa a dirigirem-se para o Rio isto por estranho que possa parecer hoje, nem sempre existiu agua canalizada e maquinas de lavar roupa nas casas.


A fonte do Rio da Bica



O tanque que servia para lavar roupa e de onde penso que tenha sido a origem do nome de RIO da BICA


A Mina de agua


Uma pequena fonte



Um pequeno Jardim



Casarío




O caminho (intransitável) que vai ter ao Castelo particular



Zona central





A Mansão da Quinta das Camélias




O portão da Quinta das Camélias



Painel de Azulejos numa fachada de garagem



O caminho para o Rio da Bica







O portão da Quinta de S. Pedro