quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Tumulo dos Dois Irmãos

Quem do Ramalhão se dirige para Sintra pela estrada de S. Pedro depara, do lado direito da estrada, em frente ao campo de futebol, com um curioso monumento funerário que a voz popular designa como Túmulo dos Dois Irmãos. O nome deste túmulo está ligado a uma lenda antiga.

A Lenda do Túmulo dos Dois Irmãos

Era linda, a rapariga, olhos de moura encantada, que não fugira às hostes do rei conquistador e ali ficara, a enfeitiçar os jovens que por ela se perdiam por amores. E a jovem leviana, cortejada pelos mocetões valentes do lugar, para todos tinha um sorriso e uma esperança. Dois irmãos disputavam os seus favores e a sua predilecção, desconhecendo ambos que o mesmo sentimento os animava. Certa noite que a lua caprichava em cobrir aquela terra com um lençol de luz e cantavam as cigarras nos valados, encontraram-se os dois irmãos sobre a janela da mulher que amavam. Investiram, e só quando o ferro fratricida prostrava um contendor para sempre o outro reconheceu que assassinara o seu próprio irmão a quem muito queria. Ali mesmo se deu à morte, dizendo o povo que num túmulo de uma zona nobre da região se encontram agora sepultados os dois irmãos unidos na morte que o amor lhes dera


Tal como a maioria das lendas, esta pouco ficará a dever à realidade, pois a abertura do túmulo no início do século XVIII revelou a existência de apenas um corpo que, segundo as teses mais plausíveis, embora incomprovadas, pertencerá a D. Luís Coutinho, Bispo de Viseu, mais tarde de Coimbra e depois de Lisboa, e que teria falecido em Sintra, vítima de lepra, em meados do século XV. Contudo, o nome de "Dois Irmãos" é o que prevalece e é apoiado pela singular existência de duas estelas discóides, uma em cada uma das extremidades da arca sepulcral, ambas com o emblema da cruz de Cristo gravado. A tampa tem também gravada uma cruz a todo o seu comprimento. De cabeceira a cabeceira, o túmulo mede 1,7 m e as cabeceiras têm um diâmetro de 35 cm e uma espessura de 20 cm.De referir que a posição actual do túmulo não é a original, pois situava-se inicialmente no cemitério da Gafaria de Sintra (hoje parcialmente ocupado pelo campo de futebol), tendo, devido à abertura da estrada, mudado várias vezes de poiso, até à sua localização actual. A cruz que o encima também é obra recente.
(Credito:CMS)

Sem comentários: