quinta-feira, 10 de maio de 2007

Igreja de S. Pedro de Penaferrim



A Igreja de S. Pedro como Edifício Histórico que é deve ser um dos Monumentos mais fotografados de S Pedro mas como não podia deixar de ser não podia deixar de o mostrar nesta minha página. A mim sempre me fascinou o seu interior com os seus painéis de azulejos de extrema beleza.
Traz-me ainda boas recordações da minha infância quando os miúdos da minha idade se reuniam no largo da igreja (que na altura não era o parque de estacionamento que hoje se transformou) para grandes “futeboladas” e o que dizer das brincadeiras que fazíamos no Largo em noites de Missa do Galo? Quem for da minha geração ao recordar isto de certeza que ficará com um sorriso de orelha a orelha.



HISTORIA



A igreja de S. Pedro de Penaferrim é uma igreja de fundação medieval, alterada no século XVI e constituída por uma só nave, com abóboda quinhentista e magníficos azulejos azuis e brancos, da 1ª metade do século XVIII nas paredes laterais, representando cenas da vida de S. Pedro.Consagrada a São Pedro, foi uma das primeiras paróquias portuguesas, juntamente com três outras que D. Afonso Henriques construiu em Sintra, depois da tomada definitiva da Vila aos mouros, em 1147. Em 1241, D. Sancho II cede a Igreja de São Pedro (erguida no perímetro do Castelo dos Mouros e cujas ruínas ainda existem) ao bispo de Lisboa. Começaram aqui as rivalidades entre os padres das quatro paróquias que formavam a Vila de Sintra. Todos se queixavam das ingerências alheias nos seus assuntos e protestavam contra o estado da situação. Em 1253, o bispo D. Aires Vasques transferiu a paroquialidade da Igreja de São Pedro para São Pedro de Penaferrim, continuando contudo sempre da apresentação da mitra, como vigaria e depois priorado.



Em 1565 foi reconstruída e ampliada por D. Álvaro de Castro, filho de D. João de Castro, vice rei da Índia. De uma forma simples e resumida, podemos descrever esta Igreja matriz como um templo de uma só nave com uma abóbada de estilo manuelino. A meio da nave vê-se um fecho de abóbada com um brasão que sustenta a roda de navalhas de Santa Catarina usada pelos Castros. A fachada e a torre são barrocas e as paredes revestidas de azulejos, azuis e brancos. Os azulejos da nave, são compostos por uma temática (i) heráldica – as armas de D. Tomás de Almeida (ii) e simbólica – as chaves de São Pedro. Os painéis figurativos, de moldura rectilínea, representam o ciclo de São Pedro como Apóstolo e companheiro de Jesus e o seu Apostolado após a Ascensão.

No interior do templo encontra-se ainda uma escultura gótica de S. Pedro em pedra de Ançã, datada do século XV e oriunda da capela românica de S. Pedro do castelo.
A Igreja Paroquial de São Pedro situa-se no Largo do Adro da Igreja, em São Pedro, 2710 – 487 Sintra, com o telefone 219230844.















5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog, está muito bem conseguido. Vou ser visista assídua e vou linká-lo se não se importam. Um abraço

José Cavalheiro disse...

A história das pessoas e dos objectos faz-se assim com muitas imagens e algumas linhas.
Fica bem

Zé-Viajante disse...

Mais um blog de Sintra a visitar.
S. Pedro merece.
E agora tem mais uma excelente casa de queijadas para além da Casa do Preto.

Anónimo disse...

Foi nesta igreja que me casei e que um dos meus filhos foi baptisado !
Mas moro em França !

Anónimo disse...

Foi nesta capela que me casei -em 26.07.87.
É lindíssima...