domingo, 18 de fevereiro de 2007

D. Fernando II


Quem chega a S. Pedro de Sintra vindo de Lisboa ou de Cascais chega á rotunda do Ramalhão depara-se um dos Monumentos mais recentes de Sintra a estatua do rei artista e um dos maiores apaixonados por Sintra D. Fernando II
Na altura da edificação da estatua lembro-me bem da polémica pois havia gente que a não queria naquele lugar mas hoje é unânime que não podia ter lugar melhor.
Daquele lugar a estatua de D. Fernando II parece que está a contemplar a Serra de Sintra que tanto amava assim como é o primeiro a receber os visitantes de Sintra



D.Fernando II, a quem chamaram Rei-Artista, homem de visão plurifacetada, amador e coleccionador das artes e admirador da história e cultura portuguesas, o Palácio Nacional da Pena é a expressão arquitectónica dos seus ideais românticos, numa clara homenagem a um património de diferentes épocas, um espaço multifacetado, que se tornou, e também através das suas colecções, um repositório de épocas, estilos e gostos. Este extraordinário Monumento Nacional deve-se inteiramente à iniciativa de D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, rei de Portugal pelo seu casamento com a rainha D. Maria II. 0 seu nome completo era Fernando Augusto Francisco António. Nasceu em Coburgo a 29 de Outubro de 1816, faleceu em Lisboa, no paço das Necessidades, a 15 de Dezembro de 1885.
Pensou, igualmente, em mandar plantar um magnífico parque, à inglesa, com as mais variadas, exóticas e ricas espécies arbóreas. Desta forma, Parque e Palácio da Pena constituem um todo magnífico.
Por tudo isto e muito mais Sintra e S. Pedro Penaferrim lhe devem muito do que são hoje.



Sem comentários:

Enviar um comentário